Páginas

Estilhaços

sábado, 23 de janeiro de 2016

GRAFISMO PERSONAGENS



A pré-produção inicia-se com o desenvolvimento das personagens e grafismo do filme a partir dos desenhos do projecto inicial. Uma vez que as duas personagens principais (Pai e Filho) apareciam com idades e roupas diferentes era necessário encontrar traços físicos singulares e bem definidos que nos permitissem uma clara e rápida identificação visual em qualquer momento da narrativa. 



MÁRIO


ADULTO
Primeiros estudos

Este personagem é desenvolvido a partir dos traços físicos do actor Hugo Sovelas que aparece no final do filme. Os primeiros estudos ainda estão muito colados à imagem fotográfica do actor.




A partir daqui o desenho da personagem ganha uma simplificação geométrica e autonomiza-se da referência fotográfica do actor. Podemos avançar com o "turn around".

Estudos finais





CRIANÇA


A pesquisa gráfica do Mário criança foi demorada para encontrar a boa relação de proporcionalidade corpo / cabeça e ao mesmo tempo manter um desenho de geométrico próximo do Mário adulto sem perder as características físicas de uma criança de 6 anos.





Uma vez que esta personagem aparecia apenas em 5 planos do filme decidimos avançar com os estudos gráficos directamente sobre os cenários e com os enquadramentos previstos. As sombras própria e projectada desempenham um papel importante na integração do personagem  no cenário mas acima de tudo na caracterização da personagem e instalação de um momento emocional intenso.



PAI

Novo

O rosto do pai assenta  num paralelepípedo de faces bem definidas de onde emerge um nariz singular que ajudará o espectador a seguir este soldado no meio dos restantes 5, mesmo nos momentos em que a sombra das árvores os reduzem a silhuetas.






Velho


O desenvolvimento gráfico do pai velho parte dos estudos anteriores. Uma vez mais, a sombra própria ajuda a definir a volumetria da cabeça e contribui para a caracterização desta personagem.



A animação dos "turn around" de Mário e do Pai foram decisivas na compreensão do volume, comportamento da luz e representação gráfica e tornaram-se ferramentas essenciais de trabalho para toda a equipa nas fases seguintes.





Soldados

A pesquisa gráfica dos soldados tinha por objectivo a criação de uma linha gráfica coerente com as personagens principais que permitissem ainda uma leitura em silhueta.
Cabeças pequenas que se relacionam com corpos possantes e ágeis.



~


A animação e pintura dos camuflados levou a equipa ao limiteeeee:
 6 soldados + 6 sombras próprias + 6 x nº manchas dos camuflados
 desenhadas, animadas, intercaladas e pintadas.
ufffffffaaaaa!!!


Adeptos

Apesar de secundários, os adeptos têm um papel importante no inicio do filme e isso exigiu um trabalho detalhado dos rostos.







Condutor do carro da frente




Finalizada esta fase de desenvolvimento gráfico realizada maioritariamente pelo Alexandre Pinto e Samuel Alves, estávamos em condições de avançar para a fase seguinte: o layout.

1 comentário: