A pré-produção inicia-se com o desenvolvimento das personagens e grafismo do filme a partir dos desenhos do projecto inicial. Uma vez que as duas personagens principais (Pai e Filho) apareciam com idades e roupas diferentes era necessário encontrar traços físicos singulares e bem definidos que nos permitissem uma clara e rápida identificação visual em qualquer momento da narrativa.
MÁRIO
ADULTO
Primeiros estudos
Primeiros estudos
Este personagem é desenvolvido a partir dos traços físicos do actor Hugo Sovelas que aparece no final do filme. Os primeiros estudos ainda estão muito colados à imagem fotográfica do actor.
A partir daqui o desenho da personagem ganha uma simplificação geométrica e autonomiza-se da referência fotográfica do actor. Podemos avançar com o "turn around".
CRIANÇA
A pesquisa gráfica do Mário criança foi demorada para encontrar a boa relação de proporcionalidade corpo / cabeça e ao mesmo tempo manter um desenho de geométrico próximo do Mário adulto sem perder as características físicas de uma criança de 6 anos.
Uma vez que esta personagem aparecia apenas em 5 planos do filme decidimos avançar com os estudos gráficos directamente sobre os cenários e com os enquadramentos previstos. As sombras própria e projectada desempenham um papel importante na integração do personagem no cenário mas acima de tudo na caracterização da personagem e instalação de um momento emocional intenso.
PAI
Novo
O rosto do pai assenta num paralelepípedo de faces bem definidas de onde emerge um nariz singular que ajudará o espectador a seguir este soldado no meio dos restantes 5, mesmo nos momentos em que a sombra das árvores os reduzem a silhuetas.
Velho
O desenvolvimento gráfico do pai velho parte dos estudos anteriores. Uma vez mais, a sombra própria ajuda a definir a volumetria da cabeça e contribui para a caracterização desta personagem.
A animação dos "turn around" de Mário e do Pai foram decisivas na compreensão do volume, comportamento da luz e representação gráfica e tornaram-se ferramentas essenciais de trabalho para toda a equipa nas fases seguintes.
Soldados
A pesquisa gráfica dos soldados tinha por objectivo a criação de uma linha gráfica coerente com as personagens principais que permitissem ainda uma leitura em silhueta.
Cabeças pequenas que se relacionam com corpos possantes e ágeis.
A animação e pintura dos camuflados levou a equipa ao limiteeeee:
6 soldados + 6 sombras próprias + 6 x nº manchas dos camuflados
desenhadas, animadas, intercaladas e pintadas.
ufffffffaaaaa!!!
6 soldados + 6 sombras próprias + 6 x nº manchas dos camuflados
desenhadas, animadas, intercaladas e pintadas.
ufffffffaaaaa!!!
Adeptos
Apesar de secundários, os adeptos têm um papel importante no inicio do filme e isso exigiu um trabalho detalhado dos rostos.
Condutor do carro da frente
Finalizada esta fase de desenvolvimento gráfico realizada maioritariamente pelo Alexandre Pinto e Samuel Alves, estávamos em condições de avançar para a fase seguinte: o layout.
Trabalho fantástico!
ResponderEliminar