Páginas

Estilhaços

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

ANIMAÇÃO - POSIÇÕES CHAVE


A partir daqui, já com o layout finalizado, o trabalho segue para a animação, que neste filme foi realizada pelo Igor Estevão, o João Rodrigues e o Samuel Alves. Nesta fase, a caracterização das personagens é conseguida essencialmente pela boa gestão do tempo entre cada desenho chave. Num segundo momento, os desenhos intermédios, rigorosamente traçados entre cada desenho entregue pelo animador, foram executados maioritariamente pela Margarida Pereira, Dário Santos, Susana Correia e o David Silva.



Plano 23

Olá eu sou o Igor Estêvão e fui a pessoa responsável pela animação do plano 23. Neste plano a intenção do realizador era mostrar o efeito provocado pela agitação interior do Mário, criando uma contaminação em massa à sua volta.


Para isso construimos um movimento de corpos que nasce no personagem "Mário" e se estende por todos restantes personagens formando, no final, um corpo único que respira a uma só voz. 

 
Sendo o Mário o centro do contágio, comecei por o animar primeiro tendo em mente um movimento em rotação cíclico que progressivamente perde intensidade.

 
Quando o movimento base proposto (posições chave) foi aceite pelo realizador comecei por fazer a animação dos personagens situados mais perto do Mário que são os mais afetados pelo contagio. Para isso tive em conta o movimento do Mário que se estende em cadeia, como os elos de uma corrente, a cada um personagens, perdendo intensidade progressivamente.

E assim, de personagem para personagem, desaceleração  para desaceleração e desfasamento temporal entre cada pessoa, cheguei ao resultado final: 15 personagens com movimentos distintos ligados entre si para transmitir a ideia de contaminação em massa.
Os riscos e números vermelhos que coloquei no canto superior direito, indicam aos intercaladores o número e posição relativa de cada desenho, que estes terão de realizar para conseguir as acelerações, desacelerações e pausas pretendidas.




Plano 83


Sou o João e tive o privilégio de participar no processo de animação dos Estilhaços. O filme foi a minha primeira experiência profissional, por isso estava um pouco receoso e contido com o que poderia dar ao produto final.
Tive cerca de 6 meses neste processo até que me senti verdadeiramente confortável para arriscar no que toca a dar vida às personagens e não só as fazer mexer.
Felizmente pude animar planos muito variados, o plano 83 e o plano 87 são ótimos exemplos disso.
O plano 83 exigia muito acting devido ao foco da acção ser apenas o personagem a interagir consigo mesmo. 



Foi um plano desafiante tecnicamente porque simulava uma perspectiva semi contra-picada o que pedia um grau de complexidade no desenho que saía da norma em relação aos outros planos.
Por outro lado foi um dos planos que necessitou uma caracterização psicológica mais aprofundada.
No que toca ao tempo de execução este plano foi uma excepção devido a ter sido  animado em dois tempos separados, por volta de cinco meses. 
O Zé de inicio pensou que o que tinha animado (até ao Mané tirar as duas botas) seria o suficiente para retratar a decisão do Mané, mas após uma montagem provisória do animatic apercebemo-nos que o plano precisava de ser mais intenso e avançar um pouco mais para permitir uma melhor ligação com o corpo nu do Mané em imagem real. Por isso animei-o a tirar a camisola.



Plano 87


O plano 87 exigia completamente outro tipo de abordagem, pelo facto deste ser um momento de alta tensão e suspense. Por  isso limitamos a animação ao mínimo possivel.

A tensão era o foco central, o jogo de pausas e os piscar-de-olhos seguidos de uma acção brusca estava mais na natureza deste plano do que um acting amplo e violento como era o caso do plano 83.




Plano 97


O desafio da animação para este plano foi encontrar os diversos ciclos de marcha adaptados a cada personagem e conseguir uma boa relação de forças e pesos entre cada corpo no momento de impacto e queda. 


Desta forma, animação de 3 planos foi construida de uma só vez em contínuo, neste grande, longo e pesado plano. Numa fase posterior reenquadrou-se cada um dos planos  e animou-se o movimento de câmara lateral que acompanha as personagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário