O trabalho desenvolvido com a imagem real neste filme explora a relação das personagens com diferentes niveis de memória. Para o conseguir optámos numa primeira fase, por registar os momentos do real recorrendo a fundos croma para facilitar o recorte das personagens e numa segunda fase integrar esses recortes em sequências préviamente animadas.
Plano de pormenor das mãos do Pai
A construção deste plano através da manipulação de fragmentos da imagem recortados "à tesoura" e reorganizados no espaço esteve na origem da criação da linguagem para a imagem real deste filme.
Primeiros testes de integração
Como ligar dois planos que representam a mesma situação mas que foram criados em momentos diferentes, com técnicas distintas (imagem real e desenho animado) e grafismos diferentes? Que relação formal queremos estabelecer entre cada duas imagens sobrepostas para explorar a relação do personagem principal com o passado? Como resulta essa ligação quando estas imagens passam a 24 frames por segundo? Para encontrar respostas iniciámos os primeiros testes:
Plano 97
Olá, eu sou a Marta Ribeiro e neste filme fiz a assistência de realização da imagem real assim como a recolha das imagens. Nesta cena, o desafio era acompanhar o actor com a câmara a correr, sem nunca o perder do enquadramento. A ideia de fazer este movimento à mão, sem qualquer tipo de equipamento auxiliar, tinha como objectivo a criação de uma imagem real instavel que servisse o conceito do filme.
Desenho animado
Resultado final
Plano 79
Quando
o Zé Miguel percebeu que seria necessário incluir momentos de imagem real no
filme, começámos a estudar a melhor maneira de o fazer. À medida que os testes avançavam por tentativa- erro, fomos construindo uma linguagem que acabou por ser aplicada a outros momentos do filme.
Filmámos algumas cenas no exterior, mas a maioria foi captada num estúdio improivisado, no centro coreográfico de Montemor-o-Novo, Espaço do Tempo.
Filmámos algumas cenas no exterior, mas a maioria foi captada num estúdio improivisado, no centro coreográfico de Montemor-o-Novo, Espaço do Tempo.
Aí filmámos planos fixos, planos de pormenor, e travellings. Os actores usaram próteses de narizes para os conseguirmos ligar aos personagens desenhados do filme como acontece neste plano em que o bailarino Filipe Pereira (Mané) é filmado numa situação idêntica à que aparece no desenho animado.
À parte destas imagens já introduzidas e que se podem ver no filme, foram filmadas, paralelamente, outras cenas com outro fim, o de auxiliar os animadores a executarem certos planos mais específicos, que viviam muito do próprio movimento humano. Com estas imagens a servir de base, os animadores puderam entender e trabalhar outros pormenores na animação.
Todas as imagens, em vídeo e fotografia, foram captadas por uma Canon 7D.
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