No Layout, o Pinto e o Samuel iniciaram a construção de cada um dos planos finais definindo o enquadramento, o acting das personagens e os cenários de acordo com as intenções de realização expressas no storyboard.
Plano 97
Ola, eu sou o Samuel Alves, autor do layout do P 97, o momento do filme em que o pai do Mario sai do presente, onde se encontra sentado num cadeirão da sua sala, para entrar numa memoria de guerra.
O desafio foi conseguir fazer o pai do Mario levantar-se daquele sofá a correr com a força mental de um jovem num corpo idoso. Se a junventude está ligada à força e agilidade por oposição à velhice, o desafio aqui foi conseguir o equilibrio entre movimentos rapidos mas ligeiramente desajeitados caracterizando um corpo pesado e fragil.
Plano 23
Olá a todos, sou o Alexandre Pinto, responsável pela criação do layout do plano 23, um dos meus preferidos desde que conheci o storyboard. Retratava de uma forma intensa o rápido contágio do ódio/raiva entre as pessoas.
O José Miguel pretendia com este Plano que as várias personagens evoluissem para uma massa única viva a respirar pesadamente com a cidade em plano de fundo.
Tendo em conta a continuidade com o plano anterior, 22, em que todas as personagem começam a subir para cima dos carros, iniciei a construção do layout com o desenho dos carros e, posicionando o Mário e o "condutor da frente" no topo da imagem ligeiramente descentrado.
Depois encontrar o posicionamento das personagens principais para esta acção, fui colocando as secundárias tendo em conta a composição da imagem final.
O meu processo de trabalho de layout:
- Primeiro fazia um sketch rápido, representando as personagens com sólidos geométricos simples (paralelepipedos, cubos e esferas).
- Sobre essa base desenhava as expressões, as roupas e outros detalhes.
- Num novo layer redesenhava as personagens em contorno.
- A partir deste contorno pintava uma cor base de referência para separar as personagens e melhorar a leitura do grupo.
- No final fazia as sombras próprias e projectadas, fundamentais para a marcação de um corpo tridimensional e a sua integração com o fundo.
A partir daqui, com o layout finalizado, estes planos podiam seguir para a fase seguinte.
A animação.
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